sábado, 21 de janeiro de 2012

IMPERADOR ROMANO

CAIO JULIO CESAR OTÁVIO 


"O AUGUSTO "







Caio Júlio César Octávio, o  Augusto, foi o primeiro e um dos mais Importantes Imperadores Romanos.


Otávio Augusto nasceu na cidade de Roma (capital do Império Romano) no dia 23 de setembro do ano de 63 a.C e faleceu em 19 de agosto de 14 d.C, na comuna italiana de Nola. 



Pertencente a Dinastia Julio-Claudiana, Otávio Augusto teve dois filhos: Maior e Júlia. Governou o Império Romano durante 41 anos, entre os anos de 16 de janeiro de 27 a.C e 19 de agosto de 14 d.C (data de sua morte).


Principais realizações militares durante seu reinado:

- Organizou expedições militares na Récia, Panônia, Hispânia, Germânia, Arábia e África. Quase todas elas foram bem sucedidas.
- Pacificou as regiões dos Alpes e Hispânia.
- Anexou as regiões da Galáxia e Judéia.

O período em que reinou é considerado pelos historiadores um dos mais prósperos do Império Romano, tanto no tocante ao desenvolvimento econômico quanto ao cultural.









Júlio César havia ampliado os limites do que era um "Império Romano de fato" e se tornara o primeiro governante absoluto de Roma. No entanto, o Império Romano não havia sido oficialmente declarado até que seu sobrinho Otaviano assumisse o poder em 27 a.C. Ele era filho de Caio Otávio e Ácia, cuja mãe era Júlia, irmã de Júlio César. Otaviano tinha trinta anos de idade quando seu tio foi assassinado.

Embora César houvesse nomeado Otaviano como seu sucessor, o jovem encontrou oposição tanto dos aliados de seu tio como de seus rivais.
Otaviano concordou em governar como parte de um triunvirato (conselho governante composto por três homens), com Marco Lépido (?13 a.C.) e Marco Antônio (83-30 a.C.), um dos tenentes de confiança de César.
Esse triunvirato, por sua vez, defrontou-se com uma guerra civil movida por Caio Cássio (?42 a.C.) e Marco Júnio Bruto (85-42 a.C.), dois dos conspiradores do assassinato de César, que pretendiam restabelecer a República.
Após derrotar os rebeldes, o triunvirato dividiu o poder geograficamente: a Europa ficou sob o comando de Otaviano, a África nas mãos de Lépido e o Egito para Marco Antônio.

No Egito, onde a monarquia local estava sujeita ao governo romano, Marco Antônio estabeleceu seu poder na cidade de Alexandria, onde se apaixonou pela rainha egípcia Cleópatra (69-30 a.C.), que era sua amante.
Com freqüência, Marco Antônio dava presentes generosos a Cleópatra, o que provocou uma série de boatos, segundo os quais ele pretendia dar a própria Roma como presente.
Quando esses rumores chegaram aos ouvidos de Otaviano, ele ficou enfurecido e imediatamente declarou guerra a Marco Antônio. Os dois lados se enfrentaram na Batalha de Ácio em 31 a.C., e os exércitos de Marco Antônio e Cleópatra levaram a pior.

Com isso, eles decidiram fugir para o Egito com o que restara de suas tropas e com Otaviano em seu encalço. Sentindo que a derrota era iminente, Marco Antônio e Cleópatra suicidaram-se em 30 a.C.

Otaviano retornou a Roma em 29 a.C. e se declarou imperador romano, assumindo o nome de César Augusto. Sob seu governo, o Império Romano tornou-se uma monarquia austera e com controle centralizado. Com ele, também a língua latina e o alfabeto romano tornaram-se padrão para toda a Europa.
Embora Roma já fosse um império antes de Otaviano tornar-se César Augusto, coube a ele proclamar "o" Império Romano. Foi ele também quem governava durante o período em que a Pax Romana (a paz de Roma) reinou sobre todo o "mundo conhecido".

Unido sob um líder único e forte, o Império Romano teve um próspero desenvolvimento, tanto cultural como comercial.

A arte e a literatura tornaram-se hábitos importantes na vida das cidades romanas e foram elaborados grandes projetos para construção de estradas, pontes, aquedutos, coliseus, residências e prédios públicos, não só em Roma como também em outras cidades espalhadas pelo império. Por isso, é comum se dizer que Otaviano herdou uma Roma de tijolos e a deixou feita de mármore.





Havia terminado o 1° Triunvirato, a decadência do Império estava refletida nas batalhas sanguisedentas da África, quando ergue o 2° Triunvirato para governar o povo que dominava o mundo Mediterrâneo.

Em 31 a.C – CAIO JULIO CESAR OTÁVIO ( O AUGUSTO ) o jovem,  em 27 a.C  Instituiu reformas no Império.



Da Pompéia do Capitolino ele sentiu que um povo feliz é um povo esclarecido.

Que uma sociedade justa é aquela que confia em seu governante.

Otávio estabeleceu as linhas da dignidade em seu próprio Palácio.

Ele respeitava o Senado. 

Mudou a estrutura governamental, começando pelas autoridades administrativas.

Colocou como conduta a PAX ROMANA : Lei de respeito ao cidadão, aquela que é a base da JUSTIÇA INTERNACIONAL.

O respeito ao cidadão, a propriedade e a coletividade. O Lex Romana base neste tripé. Otávio estimulou os artistas, os espetas e os poetas. E a história não sabe explicar psicologicamente o que aconteceu em Roma.

As legiões escravocratas dominavam todos os povos. 






O Sol não se cobria antes de iluminar todo o Império Romano. Em toda a parte o Imperador recebia a honesta admiração. Várias vezes as rebeliões judaica era contra a presença do Imperador no Templo de Salomão, mas por questões religiosas, competiam com outros deuses.

Otávio instituiu As Liberdades Democráticas .

É necessário que o povo fale, e se torne observador do Império, para contribuir com a grandeza do seu Imperador e de seu reinado.



O grande exemplo do amor de Otávio pelo povo, ele ia sem a guarda Pretoriana ao Fórum, e sentado numa tribuna de ouro, contemplava Virgílio declamando entusiasmado diante ao Sol :


                                   ... O Sol fecundo ( dizia o Poeta ), que diariamente abres e fecha o dia... , que em seu giro pela Terra não possas ver nada tão grandioso como Roma ...

E o Imperador chorava, porque aquele foi o momento do maior esplendor da comunidade romana.



A história aponta a verdadeira glória da ciência, da arte, da literatura, da poemática e da estética.

E ressalta Virgílio, Tito Lívio, Salústio, Horácio, como inspirados pelos deuses.

E os historiadores da época indagam, o que teria acontecido com Roma ?

Roma contava com 600 anos de Império..., estava sempre em guerra, porque naquele momento havia Paz.

Pela segunda vez na história, o Templo da deusa Vitória estava fechado, significava que havia paz em todo o Império. 



Só mais tarde , só através da reflexão dos milênios, é que se percebeu que aquele era um momento histórico dos mais extraordinários.

Porque baixava sobre a Terra o psiquismo Divino.

                                   
É neste período de Augusto, que os seres Angélicos vem visitar o atormentado Planeta Terrestre.

Nas sombras do Orbe, mergulha o espírito Excelso de YESHUA ( Jesus ).

Para iniciar a era do Amor Universal. 

No silêncio de um lugar abandonado, cheios de conflitos.

Ali em Bethe Le Reine (Belém), nos arredores, à 15 km do Santuário de Jerusalém.

Ele mergulha na névoa carnal, para cantar o mais belo poema que os ouvidos humanos já mais escutaram.

E um dia, em uma montanha, que era uma montanha qualquer, a 200 metros abaixo do nível do Mediterrâneo, Ele ergueu os braços, e apresentara a LEI ÁUREA da LIBERTAÇÃO, que são as BEM AVENTURANÇAS .





Graças a esse Amor que Ele nos pregou. E todo o seu apostolado figura principal é o amor.

Pregou que os homens devem viverem como irmãos.

A sua grande paixão não é aquela semana breve (A Páscoa), e sim de Séculos e Séculos de litígio em seu nome.

As intituladas Guerras Santas, as guerras sanguisedentas que ainda estão ressurgindo.

Na África do Sul, ou na atormentada Bósnia, Chechena, entre mulçumanos e cristãos.

Entre pessoas de raças diferentes, e que falam o mesmo idioma.


A sua grande paixão é essa de 2.000 anos depois, não termos compreendido a sua Mensagem de Paz e Amor entre os homens.

Mas tenho certeza de que um dia, os homens viverão em paz, e em perfeita harmonia entre si, e em sintonia com a Mãe Natureza.


Então,  poderemos chamar verdadeiramente o nosso semelhante de IRMÃO !


Nicolace Márcio


2 comentários:

  1. Caro Professore Marcio contano davvero sulla tua Imperatore è magnifico. In realtà la storia della sua vita è sorprendente. L'eredità lasciata dai Greci in arte, e abbiamo record fino ad oggi, grazie alla loro incentivo ad artisti del tempo, anche tutte le persone che furono conquistati dall'impero, e fu sotto il suo giogo, diede loro la libertà di creare e sviluppare la loro arte. Siete stati molto brillanti parlare della nascita di Gesù al momento del suo impero. Come sempre siete molto sencivel. Congratulazioni. un bacio grande.
    Franca

    ResponderExcluir