A marca italiana Ferrari foi fundada em 1947 por Enzo Ferrari. A história da Ferrari remonta a 1929, altura
Em 1923 nasce o logótipo da Ferrari, sendo apenas utilizado em 1929 com o início da Scuderia Ferrari. Enzo Ferrari era admirador do Conde Francesco Baracca, um piloto da força aérea italiana que tinha combatido na I Guerra Mundial. Francesco Baracca costumava pintar nos seus aviões de combate um cavalo preto. Depois da morte do conde a sua mãe ofereceu a Enzo Ferrari, como amuleto, o símbolo do cavalo preto. Mais tarde Enzo Ferrari adicionou um fundo amarelo ao símbolo, em alusão à cor típica de Modena, dando início ao logótipo do “Cavallino Rampante”
Conde Francesco Baracca
Uma das imagens de marca da Ferrari é a sua cor “rosso corsa” (vermelho de corrida). A utilização dessa cor teve início nos anos 20, altura em que a entidade que viria a ser chamada de FIA, impunha que as marcas italianas teriam de apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs branca e as inglesas verde.
ENZO FERRARI
Nascido em Modena, norte da Itália, Enzo logo se apaixonou pelos carros. Antes de começar sua vida no automobilismo, teve uma pausa para servir a Itália na primeira guerra mundial.
Começou a correr pela CMN em 1919, que não era das melhores, e logo no ano seguinte foi para Alfa Romeo. Em 17 de junho de 1923, correndo em Ravenna (Itália), recebeu um presente que se tornaria a marca de seu império: O Cavallino Rampante. O ícone foi dado por ninguém menos do que a mãe de Francesco Baracca, herói da aviação italiana. Ela pegou o desenho dos destroços do avião (foto) abatido do filho.
ALFA ROMEU 1919
Ao cavalo negro, foi adicionado um escudo amarelo (cor da cidade de Modena), a bandeira italiana no topo e as iniciais SF de Scuderia Ferrari. Pronto. Estava criada a marca. Porém, ela só pode ser usada depois, porque a Alfa não permitiu que ele a usasse em seus carros.
Em 1939, a Ferrari estreou independente da Alfa Romeo nas corridas, e também a Segunda Guerra Mundial estreou. A fábrica de Modena foi bombardeada pelos aliados e o Commendatore teve que arrumar as malas e ir para Maranello, onde a Ferrari está até hoje. Interessante falar que a Ferrari ajudou o governo fascista durante a guerra, entretanto, não sei se podemos culpá-los de algo.
Em 1940 a Alfa Romeo é absorvida pelo governo de Mussolini e utilizada como porta-estandarte do seu governo. Por esta altura a Scuderia Ferrari, impedida de ingressar em competições automóveis, passa a construir acessórios para aviões e peças para máquinas.
Com o final da II Guerra Mundial e queda do regime de Mussolini, é fundada a marca Ferrari, com o lançamento do seu primeiro modelo de estrada em 1947. O modelo lançado nesse ano foi o Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.
ENZO COM SUA ESPOSA LAURA
Em 1951 a Ferrari consegue a sua primeira vitória na Fórmula Um e em 1956 Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial ao volante de um Ferrari. Esse foi também um ano triste para Enzo Ferrari com a morte do seu filho Dino.
Em 1961 os tempos começaram a ficar difíceis para a Ferrari, depois de conflitos internos que levaram à saída de vários membros da direcção. A Ferrari, mesmo assim, conseguiu alcançar um grande número de vitórias em competição e elevar o seu nome.
Na década de 60 a Ford tentou comprar a Ferrari, tendo em vista a competição automóvel. Mas essa tentativa falhou e a Ford procedeu à criação do Ford GT40 que conseguiu acabar com o domínio da Ferrari nas 24h de Le Mans, que vigorou desde 1960 até 1965.
Em resultado dos problemas financeiros que a Ferrari estava a atravessar, a FIAT adquiriu parte da Ferrari em 1965 aumentando-a para 50% em 1969.
Para comemorar os 40 anos de existência da Ferrari, é lançado em 1987 o Ferrari F40, sendo esse o carro de estrada mais rápido do mundo até a altura.
FERRARI F40
Em 1988 Enzo Ferrari morre com a idade de 90 anos e nesse mesmo ano a FIAT aumenta o seu controlo para 90%.
ENZO FERRARI
Em 1997 a Ferrari adquire 50% da Maserati à FIAT, passando a ter total controlo da marca em1999. A Ferrari utilizou a Maserati como a sua divisão de luxo até 2005, altura em que o controlo regressaria à FIAT.
A Ferrari continuou a alcançar grandes feitos na competição automóvel, conseguido vencer a Fórmula Um, na categoria de construtores, de 1999 até 2004 com os pilotos Michael Schumacher e Rubens Barrichello.
Em 2003 a Ferrari, em memória do seu fundador, lança o Ferrari Enzo um super desportivo baseado na tecnologia utilizada na Fórmula 1.
LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA FERRARI
Exclusividade e luxo são palavras que fazem parte do universo da Ferrari. E mesmo quando o produto em questão não é um carro e sim um livro, não poderia ser diferente.
Com o The Official Ferrari Opus, publicado pela editora Kraken Opus, a intenção da marca é contar nos mínimos detalhes sua história e para isso recorreu a 2 mil fotos, entre elas muitas inéditas que estavam guardadas em arquivos ou feitas especialmente para a ocasião, para compor as 852 páginas do livro.
Apenas 400 exemplares estarão em circulação e só será possível comprar um por país – sim, o Brasil é um dos privilegiados.
Para adquirir a publicação primeiro é necessário se associar ao Quintessencially, depois desembolsar a quantia de 250 mil dólares e em seguida esperar a visita de um representando da marca que sairá de Londres para fazer a entrega pessoalmente.
A justificativa?
É preciso garantir que os 30 quilates de diamantes cravejados na capa compondo o emblema da marca chegue perfeito ao seu destino.
GRAND PRIX - ANO 1948
GRAND PRIX - ANO 1949
GRAND PRIX - ANO 1950
GRAND PRIX - ANO 1954
GRAND PRIX INGLATERRA - 1955
GRAND PRIX - ANO 1956
GRAND PRIX - ANO 1958
GRAND PRIX FRANÇA - ANO 1959
GRAND PRIX - 1960
Ferrari 250 GTE was Ferrari’s first 4 seat style and the thought was good enough to evolve in a series of Ferrari 2+2s that used precisely the same engineering when the physical activities cars. Mainly because these were made designed for grand traveling, the GTE was offered as a deluxe car.
ResponderExcluirTo allow for two extra seats, Ferrari had to complete the engine and auxileries 12 in . forward and extend the bodywork a simlar amount compared to the prior 250. The wheelbase continued to be the same, however the additional mass added 169 lbs towards the car.