quinta-feira, 5 de abril de 2012

A PÁSCOA NA ITÁLIA



A Páscoa na Itália é uma festa muito importante: comemora a ressurreição de Jesus Cristo, e neste país, uma nação ainda muito ligada às tradições, ainda existem muitas celebrações litúrgicas que levam as pessoas às praças para comemorar.
Se começa com a Quaresma:



A Páscoa é precedida por um período de abstinência e jejum de quarenta dias, chamado de Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, quando acontecem várias celebrações e é um período dedicado ao silêncio e a contemplação. Começa com o Domingo das Palmas.


Principalmente no sul da Itália, na Sicília, ainda estão presentes várias tradições que merecem atenção. Podemos encontrar referências (em italiano) no Messaggero di Sant’Antonio:

Em Gangi, nas Madonie, a grande procissão da confraria, com os estandartes e as tradicionais casacas com as imagens dos Santos Protetores, representa ritualmente a entrada em Jerusalém.

Procissão que se conclui com um Cristo - “interpretado” por um garoto adolescente - que chega na praça central da pequena vila. Já em Trapani, existem os “mistérios”

Nos Misteri di Trapani, um cortejo de 20 «varas» que pesam 1 tonelada, são transportadas pelos carregadores, de forma que a caminhada parece um pêndulo - a annacata -, realizada com muito esforço e suor, em troca de proteção e de afastar o mal

Na cidade de Enna se realiza uma caminhada com um Cristo que é colocado no topo de um pau muito alto, e é erguido com faixas por cem pessoas, já em Caltanissetta acontece “la real maestranza”  onde os artesão da cidade desfilam com roupas tradicionais.



O PROGRAMA ITÁLIA ALLORA deseja uma ótima Páscoa a você e para toda a sua família !


2 comentários:

  1. Caro Professore Nicolace, ti auguro un grande Pasqua, con la benedizione di Gesù Cristo.
    Baci.
    Franca

    ResponderExcluir
  2. Cara Franca,
    Grazie, spero che aveva anche un grande annuncio pasquale
    Baci.
    Nicolace

    ResponderExcluir