segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NATAL NA ITÁLIA


Natal na Itália: presépios tradicionais em Gênova






A cidade de GÊNOVA, no período natalino, é possível participar do evento “Il tempo dei presepi” (O tempo dos Presépios): eventos, manifestações artísticas em locais históricos e modernos, concertos de música sacra e barroca, itinerários temáticos, visitas monitoradas a partir de 5 de dezembro até o início de fevereiro.









Na noite de 24 de dezembro a tradicional missa da meia-noite acontece na sede do Acquario, uma sede particular em um clima sugestivo e digno de uma cidade com tradições marítimas antigas. Entre os Presépios com importância histórica e artística, vale a pena conhecer o do 1700 de Brignole Sale no Palazzo Rosso.









No dia 7 de dezembro acontece a tradicional iluminação da árvore de Natal doada pela Comunidade Fiemme. 









E no último sábado antes do Natal, a troca de comprimentos entre o abade do povo representado pelo presidente da associação “A compagnia” e o Doge que hoje é o prefeito da cidade.






A festa de Natal na Itália celebra-se no almoço do dia 25, degustando iguarias tradicionais de cada região da itália tipicas do período Natalino, trocando neste momento os presentes. Claramente esta celebração termina sempre com um doce, sendo os mais tradicionais o “panettone”  e o “pandoro”.






Na noite do dia 24 é tradição assistir a missa do Galo (na Itália não tem este nome, se chama “messa di Natale”) na igreja, junto com toda a família e depois as crianças vão direto durmir esperando que Papai Noel de noite traga os presentes.









Na Itália como na Espanha as crianças também recebem presentes no dia 06 de janeiro, trazidos pelos Reis Magos na Espanha e pela Befana, na Itália





A Befana é uma espécie de bruxa que presenteia as crianças boas com doces e brinquedos e as malcriadas com carvão (muitas vezes de açúcar preto), colocando doces e presentes, em meias penduradas pela crianças na noite anterior.







Mas a historia do Natal vem de mais longe.







Tudo começaria com a história nativa, que remonta a 25 de Dezembro, data de nascimento de Jesus Cristo, estabelecendo a premissa de dar e receber.







Ao longo dos séculos a forma tradicional de celebrar o Natal foi mudando, começou com a montagem do presépio, seguiu-se a árvore de Natal, boneco de Neve nós paises mais frios e muitos enfeites e luzes.






A história do Natal está assim em constante evolução





                                      NATALE E FELICE ANNO NUOVO

 PIENO DI SUCCESSI CON UN SACCO                                               DISALUTE, PACE E AMORE, 

SONO SINCERI AUGURI TUTTI,  

    IL PRODUZIONE DI 
       PROGRAMMA ITALIA ALLORA "


Márcio Nicolace
Produtor e Apresentador




e-mail : programaitaliaallora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário