- O PANTEÃO ROMANO
O Panteão encontra-se na Praça da Rotonda, pode-se chegar com os ônibus 40, 46, 62, 64, 70, 81, 87, 116 e 492. Aberto de 08h30min a 19h00min de segunda a sábado e de 9h00min a 13h00min aos domingos.
O Panteão está considerado como o ícone monumental com maior representatividade do império romano, além de ser o lugar histórico melhor conservado da sua época. Foi construído no ano 118d.C é um templo cujo objetivo era reverenciar aos deuses mitológicos.
Sua forma circular precedida de uma logia de forma quadrada de colunas e um frontão. A parte central está constituída por uma esfera de um raio de 43,3.
O acesso interior está restringido a uma só entrada, conhecida como o óculo e situado na parte superior do Panteão. Atualmente alberga os restos das personalidades mais importantes da história e tradição romana e italiana. O museu Vaticano - encontra-se na cidade do Vaticano, a melhor forma de chegar é utilizando o tranvia 1B2 ou os ônibus 23, 40 e 64.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado de 9h00min a 14h00min e o último domingo de cada mês de 9h00min a 13h00min.
O museu ostenta uma das maiores coleções de arte do mundo. Edificado originalmente como residência para os papas da época renascentista no séc.XVIII formou parte por 1ª vez de uma exposição de arte das obras colecionadas pelos papas até então.
Destacamos o museu Gregoriano Egípcio, que alberga documentação muito importante da antiga civilização egípcia. Inclui a mostra de múmias, sarcófagos e lápides. As estátuas da época romana também são consideradas na exposição.
O museu é um monumento imperdível em qualquer percorrido que se disponha a fazer por Roma. A magnitude das suas coleções e a imponente arquitetura que a rodeia são duas das principais razões pelas quais não pode deixar de visitar este museu.
- Os Foruns
Durante a época do Império o Forum era o centro de encontro aonde se discutia assuntos de interesse político, comercial e religioso, desde o século II a.C quando então Roma se converteria na Capital do Império durante muitos séculos.
Os forums eram lugares de discussão e encontro tão importantes como o Coliseo ou o Estádio.
No Fórum vivia o Imperador e seus mais próximos seguidores de ordem política e militar. Era um lugar estratégico para a vida Romana.
Na atualidade os Foruns se encontram divididos segundo sua origem e para ter acesso às várias zonas se deve pagar um ingresso que varia de acordo com a zona que deseja visitar.
As ruínas são imponentes e se destacam dentre elas o Forum Romano e o Coliseo.
- O Forum Trajano
Entre os foruns a percorrer destaca-se o forum Trajano, localizado perto da Praça Venecia, anteriormente denominado como uma das maravilhas do tempo clássico.
Na atualidade só é possível conhecer uma pequena parte da antiga cidade comercial já que na sua maioria encontra-se deteriorada ou em ruínas. Este forum é o primeiro que se visita em qualquer dos caminhos que se escolha para conhecer a parte antiga de Roma.
Localizado no hemiciclo daquilo que um dia foi a zona comercial do forum Trajano, encontramos a Coluna Trajana, uma das mais admiráveis obras clássicas conservadas até os dias de hoje. A obra data do ano 113d.C e foi construída em comemoração às vitórias do imperador. O monumento mede uns 40m de altura e sobre a superfície se podem divisar cenas das campanhas vitoriosas.
No começo, o monumento era parte da Basílica de Ulpia. O forum Trajano destaca-se por ser o último dos foruns romanos.
FORUM PALATINO
- O Forum Palatino
O forum Palatino encontra-se na Via di San Gregorio, pode-se chegar com facilidade em ônibus com as linhas 75, 81, 116 e 117 ou utilizando o metrô descendo na estação Coliseo. O forum está aberto ao público de segunda a sábado das 09h00min às 18h e aos domingos de 09h00min às 13h.
Segundo conta a lenda, este é o lugar aonde os irmãos Rômulo e Remo fundaram a antiga Roma. Ao redor encontramos as residências mais imponentes do Império Romano. Dentro do Forum pode-se encontrar a Vila Domus Flavio e a Domus Augustaza, dois dos lugares turísticos mais visitados. A primeira era utilizada para realizar assembléias imperiais e a segunda era utilizada como residência particular do imperador.
Márcio Nicolace
Imagino como deve ter uma aura incrível esses lugares gostaria de passear por lá!!
ResponderExcluirMárcio parabéns pelo trabalho, sucesso no seu caminho!!
Beijo
Ivone,
ResponderExcluirCom certeza você irá passear lá, te garanto!
Obrigado pelo seu Carinho !!!
Beijo.
Márcio Nicolace
ResponderExcluir